Home FórmulasFacialAnti Acne Creme Facial Natural hidratante, nutritivo, calmante, anti-envelhecimento… & mais

Creme Facial Natural hidratante, nutritivo, calmante, anti-envelhecimento… & mais

por [email protected]
creme facial natural caseiro

Hoje quero partilhar contigo esta fórmula de um creme facial natural caseiro que gosto muito. Simples e fácil mas cheia de benefícios.

Na verdade chamo-lhe creme facial natural porque é precisamente o que é. E também porque é deveras difícil etiqueta-lo. Já seja de nutritiva o hidratante, de anti envelhecimento ou anti acne, de relaxante ou calmante. E é que este creme tem em si todas as características que mencionei antes. É por isso que as encontras (quase) todas no título.

Mas “fiquei-me curta”, mesmo assim.

OS INGREDIENTES DO CREME FACIAL NATURAL

Os ingredientes deste creme são impressionantes. Pelos seus beneficios e propriedades. E a fórmula em si é suficientemente simples como para que a possas adaptar ao teu tipo de pele muito fácilmente. De fato, com mudar o óleo vegetal é mais que suficiente. Assim que, vejamos que ingredientes vamos utilizar para o nosso creme facial caseiro.

Óleo de Jojoba

O óleo de jojoba (Simmondsia Chinensis Seed Oil), na verdade é uma cera liquida. E tem imensos benefícios e propriedades que fazem desta cera um producto super efectivo para peles mistas ou oleosas.

Penetra fácil e profundamente na dermis. Suaviza e protege por completo a nossa pele. O óleo de jojoba natural não deixa sensação oleosa, não é pegajoso e não obstrui os poros.

Contem ceramidas. As ceramidas são substancias que recobrem as células da epidermis, regulando a hidratação da mesma. As ceramidas presentes no óleo de jojoba são muito similares às ceramidas presentes na pele. Isto traduz-se na sebo-regulação, reparação e manutenção da estructura da pele. Precisamente graças ao seu elevado conteúdo de ceramidas o óleo de jojoba restaura o equilíbrio da pele (e cabelo). Controla a produção de sebo e também de humidade. Devolve a flexibilidade, suavidade e brilho à nossa pele.

E é por isso que adoro usa-lo no meu creme facial natural, assim como em muitos outros produtos naturais que formulo.

É exactamente esta capacidade sebo-reguladora que o faz muito efectivo. Nas peles mistas ou oleosas e com tendência ao acne ou com pontos negros, porosidade, etc.

Creme Facial Natural Aceite de jojoba
REGULADOR, HUMECTANTE, PROTECTOR, REPARADOR, HIDRATANTE… ETC.

Na composição do óleo de jojoba também encontramos um alto conteúdo em vitamina E. Esta vitamina é a que lhe concede a este óleo um papel fundamental como fotoprotector da pele (e do cabelo também) e que ajuda frente aos danos induzidos pelos radicais livres. Que são os responsáveis do envelhecimento prematuro da nossa pele, precisamente. Contém ácido linoleico que actúa na regeneração das células da pele, melhorando a elasticidade da mesma.

E como se fosse pouco é um óptimo humectante para a pele (sim, sim, leste mesmo bem). Regula a perda de água transepidérmica (do interior para fora e vice-versa), pelo que ajuda a prevenir a aparição de rugas. Melhora a aparência geral da pele, otorga tersura e hidratação às peles secas o descamadas. E, claro, repara a barreira cutánea.

Agora diz-me: só com o óleo de jojoba, que etiqueta é que lhe metemos a este creme facial natural? ღ

Manteiga de Karité

A manteiga de karité (Butyrospermum Parkii Butter) tem tantas propriedades e benefícios. É desses ingredientes que nunca jamais deveriam de faltar nos nossos produtos naturais. De fato, lembraste de ESTE CREME super fácil que fizemos só com dois ingredientes? O produto estrela desse creme que fizemos é a manteiga de karité.

Adoro a manteiga de karité. Todas as suas propriedades, benefícios e usos intermináveis. É um excelente curativo para quase todo tipo de afeições da pele. Super eficaz contra queimaduras, cicatrizes, estrias e nódoas negras/hematomas. Isto graças ao seu conteúdo em vitaminas A, D, E e F. É regeneradora e reparadora da dermis graças às suas propriedades re-estructurantes.

Tem um excelente, potente e muito duradouro poder de hidratação e nutrição. Melhora a elasticidade da nossa pele. Tudo graças a esse alto conteúdo de vitamina F. Tem propriedades calmantes, o que faz com que seja perfeita também para as peles mais delicadas. É também perfeita para que os homens apliquem depois de afeitar-se.

Aporta protecção solar, prevenindo contra possíveis queimaduras produzidas pelo sol. Graças à película invisível (protectora) que deixa sobre a pele que evita a desidratação. Essa mesma película aporta também protecção, prevenindo lesões produzidas pela exposição ao frio ou humidade intensos. É também excelente para as zonas mais sensíveis da nossa pele, que podem requerer um extra de protecção.

E como não mencionar as suas propriedades anti-envelhecimentos. A manteiga de karité é um dos regeneradores celulares naturais mais efectivos. Excelente para este creme facial natural caseiro.

Cera de Rosa Damascena (Damasco)

Também adoro esta cera. Gosto muito de utilizar as ceras florais nos meus productos naturais.

Em particular, a cera de rosa é uma maravilha para os produtos de cuidado facial. Ajuda a acalmar a pele (é muito importante para reduzir a vermelhidão, por exemplo). A cera de rosa obtém-se no processo de obtenção do absoluto. A matéria sólida que fica depois de retirar o absoluto é precisamente a cera de rosa. Esta que utilizo em concreto é uma cera de rosa damascena (de Damasco), que tem um aroma delicioso.

Além do seu efeito calmante e regenerativo, graças às suas vitaminas do grupo B, C e antioxidantes, a cera de rosa aporta uma textura sedosa aos nossos cremes faciais.

Crema facial natural rosa de damasco

Hidrolato de Alfazema

Poderia e deveria escrever todo um artigo sobre a alfazema. De fato, tenho pensado fazê-lo no Herbarium. Assim como com todos os outros ingredientes. (pouco a pouco vou adicionando artigos, de modo a fazer do Herbarium a nossa biblioteca natural =) ).

A alfazema está especialmente indicada para as peles oleosas. Mas a verdade é que uma planta tão versátil, que serve para todos os tipos de peles e afecções. Peles com impurezas, psoriase, caspa, queimaduras solares, picaduras de insectos, são só algumas das suas aplicações. Tem um efeito regulador sobre as glândulas sebáceas. É refrescante e anti-inflamatória. E tantas propriedades mais:

  • anti-inflamatorias.
  • sedantes.
  • antisépticas.
  • astringentes.
  • anti-víricas.
  • anti-bacterianas.
  • bacteriostáticas.
  • anti-espasmódicas.
Crema Facial Natural Lavanda

Sumo de Aloe Vera

Existem dois ingredientes que eu adoro introduzir sempre aos meus produtos naturais. E são o aloe vera e a água de coco. Utilizei-os neste Serum de contorno de olhos, por exemplo. E a verdade é que só não adicionei a água de coco a este creme facial natural porque já não tinha mais.

Do Aloe Vera (Aloe Barbadensis) já temos um artigo no HERBARIUM. O aloe vera (puro) contém vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Tem um alto conteúdo em saponinas, que penetram nos poros e ajudam a eliminar a sujidade. Elimina a sujidade de dentro para fora dos nossos poros. Estas saponinas têm também propriedades anti-sépticas que ajudam a reduzir substancialmente as possibilidades de infecções o sepsis.

Alivia os síntomas das peles sensiveis, descamadas ou avermelhadas graças aos fitoesteróis que se encontram no aloe vera puro. E é por isso que ajuda a eliminar com rapidez as células mortas e estimula o crescimento de pele saudável. Ajuda a nossa pele a nutrir-se em profundidade, graças ao seu alto conteúdo em minerais como calcio, fósforo, potássio, zinc, magnésio e cobre.

Em conclusão, ao utilizar o aloe vera puro, a nossa dermis fica mais saudável, hidratada e radiante. Um ingrediente perfeito para os nossos produtos naturais, que não poderia faltar neste nosso creme facial natural.

Glicerina Vegetal

A glicerina é outro ingrediente estrela. É um humectante por excelência. São tantos, mas tantos os seus benefícios, que te deixo este enlace para que te deleites nas suas propriedades. Entre eles, ficamos com que é um poderoso humectante que ajuda a hidratar e a reduzir os efeitos do envelhecimento.

Olivem 1000

É o emulsionante que mais costumo utilizar. Deixo-te este artigo que já está no Herbarium, para que o possas conhecer um bocadinho melhor.

Ácido Hialurónico

O ácido hialurónico é perfeito para adicionar, sempre, aos teus produtos naturais. E claro que não poderia faltar no nosso creme facial natural caseiro.

Entre as suas muitas propriedades, destacamos:

  • Hidrata.
  • Mantém a humidade.
  • Aporta flexibilidade à nossa pele.
  • Aporta tersura à nossa pele.
  • Melhora muitíssimo a aparência das rugas.
  • Rejuvenesce a nossa pele.
  • Tem uma tremenda capacidade regeneradora.
  • Melhora a bicapa fosfolipídica da nossa pele.
  • Aporta resistência à nossa pele.
  • Melhora a pigmentação.

E muito mais. É outro ingrediente que se merece um artigo no Herbarium.

Crema Facial Natural aceites esenciales

Os Óleos Essenciais

Os óleos essenciais que escolhi para utilizar neste creme facial natural são dos meus óleos essenciais favoritos.

Óleo Essencial Ylang – Ylang

O óleo essencial de ylang – ylang é perfeito para equilibrar a pele oleosa. E também para tratar tanto o acne como as manchas. Estimula o crescimento de células novas, libera os músculos tensos e suaviza muito a aparência das rugas. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, também ajudará a acalmar condições inflamatórias da pele. A parte que adoro o aroma. De fato, cheirar o seu aroma ajuda a acalmar o nosso estado de ânimo. Assim que adiciona-lo aos nossos cremes faciais traduz-se em sentir-mo-nos bem de forma quase imediata.

Óleo Essencial Frankincense

Conhecido também como Olibanum, Olibano ou Incenso.

Amo este óleo essencial. Utilizo desde sempre. É excelente para a pele. É anti-inflamatório, dermo-protector, antiséptico e astringente. Mantém a hidratação da pele. Considera-se ideal para as peles maduras já que tem propriedades rejuvenescedoras. E é por isso que se considera muito valioso para as peles envelhecidas. Aporta um definido efeito tonificante, ajuda a reduzir a aparição das rugas e a reduzir as rugas já existentes. Perfeito, não é?

O Nosso Creme Facial Natural Caseiro

E agora, como já repassamos os ingredientes que compõem o nosso creme facial natural, e já conhecemos um bocadinho mais as propriedades de cada um deles, agora vamos com a sua formulação. Assim, que vamos lá pôr as mãos na massa.

O peso em gramas está disposto para fazer um creme facial natural de 50g.

FASE%GRAMOSINGREDIENTES
A199,5Óleo de Jojoba
A42Manteiga de Karité
A10,5Cera de Rosa
A63Olivem 1000
B51,225,6Hidrolato de Alfazema
B105Sumo de Aloe Vera
B52,5Glicerina Vegetal
B0,30,15Goma Xantana
C10,5Ácido Hialurónico
C0,50,25Vitamina E
C0,50,25Óleo Essencial Ylang – Ylang
C0,50,25Óleo Essencial de Frankincense
C10,5Conservante (Cosgard)

Se preferes ver como se faz…

MÉTODO DE FORMULAÇÃO

  1. Pesamos a Fase A (menos a glicerina e a goma xantana) num recipiente resistente ao calor.
  2. Pesamos toda a Fase B num recipiente resistente ao calor.
  3. Levamos ambos recipientes a baño maria, até que alcancem os 70ºC.
  4. Entretanto, misturamos bem a goma xantana (que actuará como estabilizante no nosso creme facial natural) y a glicerina num terceiro recipiente (não necessita ser resistente ao calor).
  5. Quando as fases A e B alcancem os 70ºC, vertemos a fase A na fase B, pouco a pouco e a mexer constantemente.
  6. Adicionamos a mistura de goma+glicerina.
  7. Quando esteja por debaixo dos 40ºC, adicionamos os ingredientes da Fase C.
  8. Comprova e adapta o pH se é necessário.
  9. Adiciona o conservante.
  10. Volta a comprovar o pH.

E ja está. A desfrutar do teu creme facial natural completamente caseiro e super eficaz para melhorar o aspecto da tua pele em profundidade.

Notas:

Lembra-te que as emulsões elaboradas com Olivem1000 alcançam a consistência final depois de 24 horas. Esta fórmula criará um creme de día espesso maravilhoso. Desfruta-o.

Lembra-te de subscrever-te à newsletter para não perder nenhuma novidade ( aparte do curso gratuito de cosmética natural para principiantes)

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Também poderá gostar

Deixa um comentario

Esta página utiliza cookies para melhorar a tua experiencia. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies
error: Content is protected !!